Oculoplástica
A oculoplástica é uma subespecialidade da oftalmologia que envolve cirurgias e tratamentos que visam melhorar a estética e a funcionalidade dos olhos e da região periocular. Alguns dos problemas que podem ser tratados pela oculoplástica incluem:
Ptose palpebral: é uma condição em que a pálpebra superior cai sobre a pupila, causando uma redução na visão. O tratamento pode incluir a cirurgia de elevação da pálpebra.
Blefaroplastia: é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e gordura das pálpebras superiores e inferiores, melhorando a aparência e a função visual.
Ectrópio: é uma condição em que a pálpebra inferior se volta para fora, expondo a superfície interna. O tratamento pode incluir a cirurgia de correção do ectrópio.
Entrópio: é uma condição em que a pálpebra inferior se volta para dentro, causando irritação e desconforto. O tratamento pode incluir a cirurgia de correção do entrópio.
Tumores de pálpebra: podem ser benignos ou malignos e precisam ser removidos cirurgicamente para evitar complicações graves.
A oculoplástica também pode ser usada para tratar condições estéticas, como rugas ao redor dos olhos, olheiras e bolsas sob os olhos, bem como para melhorar a aparência de cicatrizes e outras imperfeições faciais.
Se você está preocupado com a aparência ou funcionalidade dos seus olhos, consulte um oftalmologista especializado em oculoplástica. Ele poderá avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado para suas necessidades.